terça-feira, 13 de maio de 2008

Malware que baixa Trojan na máquina do usuário é o vírus mais ativo do mundo em abril


O vírus mais ativo do mundo em abril foi o TROJ_VB.CEO que pode contaminar os computadores por meio de diversos tipos de malwares. Ou seja, o usuário pode receber um e-mail, por exemplo, que o redireciona para uma URL que está contaminada com um Trojan. Ou seja, quando uma pessoa clica no link indicado no e-mail ela é levada a acessar uma URL que faz o download de arquivos maliciosos imperceptivelmente pelo usuário, este é salvo dentro de uma pasta em seu computador, estas informações se auto copiam e a execução do vírus passa a ser automática em todo o sistema de inicialização.

Com mais de 7,9 milhões de registros, o vírus CRYP_TAP2 é campeão novamente na lista das dez pragas que mais infectaram computadores em todo o mundo no mês de abril, segundo relatório da Trend Micro. O estudo mostra que nos últimos dois meses este malware é o que mais atinge usuários mundiais na Web.

O CRYP_TAP2 é um arquivo suspeito que foi descoberto pela Trend Micro e possui um comportamento semelhante ao vírus VUNDO. Ele pode contaminar computadores quando acessado em um site duvidoso ou no recebimento de e-mails com malwares. Para sua inserção na máquina é necessário que o usuário crie logins/senhas ou faça downloads de sites inseguros. O CRYP_TAP2 aparentemente registra-se como mais um serviço de sistema e assim garante sua execução automática em todos os sistemas startup.

Se o antivírus detectar um arquivo com este nome, a Trend Micro aconselha o usuário a não executa-lo e deletar imediatamente, principalmente se a fonte for desconhecida (um site duvidoso na Internet). Entretanto, se você tiver razões para acreditar que o arquivo detectado não é malicioso, poderá enviar uma amostra para análise. Serão realizadas análises detalhadas nas amostras apresentadas e as correspondentes instruções de remoção serão fornecidas se necessário.

Confira a lista geral:
1. CRYP_TAP-2
2. TROJ_VB.CEO
3. POSSIBLE_OTORUN6
4. MAL_VUNDO-4
5. POSSIBLE_OLGM-11
6. BKDR_CIADOOR.BU
7. MAL_OTORUN1
8. MAL_OTORUN2
9. CRYP_NSANTI
10. TROJ_VB.GMW

Dados regionais
Na América do Sul, o vírus encontrado em maior quantidade no mês de abril foi o TROJ_VB.CEO, sendo que todos os computadores infectados estão fora Brasil. Foram 3.972 infecções registradas.

Confira o ranking da América do Sul:
1. TROJ_VB.CEO
2. CRYP_TAP-2
3. PE_PARITE.A
4. POSSIBLE_OTORUN6
5. POSSIBLE_MLWR-5
6. CRYP_YAYAY
7. MAL_VUNDO-4
8. MAL_OTORUN1
9. TROJ_AGENT.ACSF
10. MAL_OTORUN2

Fonte: http://www.wnews.uol.com.br

Nenhum comentário: